Atualmente, esta seção não inclui nenhum conteúdo. Adicione conteúdo nesta seção usando a barra lateral.

Image caption appears here

Add your deal, information or promotional text

A bordo do Santa Maria Manuela oferecemos viagens à vela práticas com passagem por várias ilhas, expedições de mergulho e experiências de treino de vela com consciência ambiental. Não é necessária nenhuma experiência anterior de navegação, sendo que os hóspedes estão convidados a participar em todos os aspectos da navegação sob a orientação cuidadosa da nossa tripulação profissional.

LEME

O leme fica na ré da ponte, o centro nevrálgico do Santa Maria Manuela, permitindo ao capitão dar instruções direcionais ao timoneiro (condutor). Daqui o leme também tem uma visão clara de todo o convés e das velas, e dá para controlar os marinheiros à medida que estes orientam as velas para a melhor velocidade.

Os visitantes são convidados a assumir o leme de dia ou noite. É uma sensação incrível estar no comando desta escuna dos anos 30 com 4 mastros, enquanto ela navega através das ondas. Este é também um lugar popular para os convidados socializarem com um copo de vinho na mão enquanto o sol se põe.

PONTE

A ponte é o centro nevrálgico do Santa Maria Manuela e está localizada junto ao leme, permitindo ao capitão dar instruções direcionais ao timoneiro (condutor). Daqui o comandante obtém também uma visão clara sobre todo o convés e velas. O SMM está equipado com sistemas modernos de navegação e comunicação, mas somos obrigados a transportar também cartas naúticas de papel, nas quais os oficiais traçam o nosso percurso. Os convidados são sempre bem-vindos na ponte e não há nada que os nossos oficiais gostem mais do que dar instruções de navegação, dar indicações sobre a previsão do tempo ou explicar como utilizar um sextante.

DORI

Foi nestes barcos de madeira que os pescadores passavam doze horas ao frio, muitas vezes perdidos no nevoeiro que cobria as águas geladas da Terra Nova e da Gronelândia. Os doris foram numerados e sorteados pelos pescadores no início de cada campanha. Os mais supersticiosos recusaram alguns números como sendo de azar. Os marinheiros pescaram a várias de distância milhas do navio, levando apenas um pedaço de bacalhau e pão para comer. A pesca era feita à linha com centenas de metros de comprimento, carregados com anzóis e isco. Quanto mais bacalhau capturavam, maior era o lucro para o pescador. A competição era feroz e envolvia riscos. Não era raro os doris virados afundarem-se, levando a sua captura e o seu ocupante para uma sepultura gelada.

CONVÉS

O convés albergou em tempos 50 doris carregados uns em cima dos outros, com espaço ainda para eviscerar e limpar a apanha do dia, antes de ser salgado e embalado para a longa viagem de regresso a Portugal.

Hoje em dia, o convés do Santa Maria Manuela é conhecido como um dos mais largos convés abertos no mundo dos veleiros, tornando-o o navio preferido para festas durante festivais e um navio anfitrião ideal para expedições ambientais, rodagem de filmes e eventos empresariais. O convés do Santa Maria Manuela tem 62 metros de comprimento e é facilmente adaptado a todas as soluções para eventos. A sua capacidade ao longo do cais é de 70 lugares sentados para refeições debaixo do toldo e 200 de pé.

COZINHA DE BORDO

Há duas copas e uma cozinha de bordo principal localizada perto da proa. Esta área está equipada para servir até 150 refeições por dia.

MESSE DOS OFICIAIS

Historicamente, esta sala era onde os oficiais do navio jantavam e planeavam as suas campanhas de pesca do bacalhau. O comandante sentava-se à cabeceira da mesa de acordo com o protocolo.

Na parede vemos fotografias históricas do SMM, uma prancha com o nome de todos os comandantes e uma fotografia de Manuela D'Orey, a esposa de Vasco Albuquerque d'Orey que deu o seu nome ao navio, após esta lhe ter dado 16 filhos. Existe também uma carta histórica dos bancos de pesca na Terra Nova, preservando o conhecimento dos melhores locais, que foi zelosamente guardada de outros navios concorrentes.

CABINES

O SMM tem uma capacidade para 44 hóspedes dormirem durante a noite. As cabines são funcionais mas confortáveis, com ar condicionado, WC e duche. No seguimento dos dias de pesca do bacalhau, as camas são beliches e têm uma luz de leitura privada, uma tomada elétrica (padrão europeu de 2 pinos) e guarda-roupa.

SALÃO TERRA NOVA

O Salão Terra Nova é o coração do SMM. O bar é um local perfeito para discutir as aventuras dos dias e partilhar histórias de navegação, e o nosso barman está sempre motivado em demonstrar as suas capacidades de fazer cocktails.

Esta área acomoda 40 lugares para refeições, com sofás de banco almofadados oferecendo conforto suficiente para relaxar.

Com 80 m2, esta sala flexível pode ser utilizada para a realização de jantares, reuniões de empresas, exibições de filmes ou apresentações. Está equipada com um moderno LCD de 49' (UltraHD).

Pesquisa